Governo do Estado do Espírito Santo
15/05/2020 12h18 - Atualizado em 15/05/2020 12h29

RECOMENDAÇÕES ÀS INSTITUIÇÕES VINCULADAS AO SISTEMA DE ENSINO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

RECOMENDAÇÕES ÀS INSTITUIÇÕES VINCULADAS AO SISTEMA DE ENSINO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

O Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo-CEE-ES, em conformidade com o Decreto 4.606-R, de 21 de março de 2020, autorizou as instituições de ensino a  implementarem o regime emergencial de aulas não presenciais pela Resolução CEE-ES nº 5.447/2020 e, posteriormente, pela  Resolução CEE-ES nº 5.502/2020, até que ato administrativo do Poder Executivo defina a data para retorno das atividades escolares presenciais.

Reconhecendo que, diante dessas medidas emergenciais, as instituições de ensino têm envidado incansáveis esforços para garantir, por diversos meios e recursos pedagógicos e tecnológicos, a continuidade de vínculos entre escola e estudantes e a integração de planejamentos escolares no retorno das atividades presenciais, o CEE-ES recomenda que as instituições organizem formas sistemáticas de documentar o processo de ensino desenvolvido durante esse período, para registrar possíveis adequações efetuadas na Proposta Pedagógica que estava em curso.

Para isso, o Conselho orienta que as instituições registrem com objetividade:

  1. as aprendizagens a serem asseguradas, as estratégias didático-pedagógicas utilizadas, considerando os direitos de aprendizagens e a carga horária das atividades que estão sendo desenvolvidas de forma não presencial;
  2. as formas de mediação da aprendizagem dos estudantes no ambiente virtual, que envolvem a presença do professor durante essas aulas; e
  3. as formas de acompanhamento, avaliação e comprovação da realização das atividades por parte dos estudantes.

Finalmente, recomenda,  também, que as atividades que estão sendo realizadas durante esse período emergencial sejam divulgadas para toda a comunidade escolar nas formas de comunicação possíveis para cada instituição.

Vitória, 15 de maio de 2020

Artelírio Bolsanello

Presidente do Conselho Estadual de Educação

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard